PROFESSORA MARIA JULIA

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A Repúplica Velha


A REPÚBLICA VELHA
1- "O Brasil não tem povo, tem público." (Lima Barreto)
Esta frase sintetiza ironicamente, para o autor, a relação entre o Estado Republicano e a sociedade brasileira.
a) O que Lima Barreto quis dizer com essa afirmação?
b) O escritor também faz uma sátira ao sistema político e econômico vigente na Primeira República numa obra intitulada de “Os bruzundangas”, publicada em 1923. Nela, mostra, ironicamente, a utilização do poder público no Brasil para o favorecimento de interesses econômicos de grupos privados.
Leia o texto e procure relacionar os comentários de Lima Barreto ao coronelismo e ao voto de cabresto.

2- Sobre a Revolta de Canudos, responda:
a) Quais camadas sociais participavam dessa Revolta e quais eram seus objetivos?
b) Quem era o líder da Revolta?
c) Como funcionava a comunidade fundada pelos revoltosos?

3- "O Nicromante, pelos modos,/ Satisfazer procura a todos:/ Traz Benjamin que é o fundador,/ Deodoro, que é o proclamador,/ Floriano, o consolidador,/ Prudente, o pacificador./ Isto é que é ser enganador!" (Retratos. "O Paiz", 19/11/1895.) O advento da República no Brasil pouco representou para a efetiva construção da cidadania. Com base em seus conhecimentos e na leitura do trecho do jornal "O Paiz", analise as seguintes afirmativas:
I - A briga entre civis e militares pelo reconhecimento da fundação republicana, disputada pelos partidários de Deodoro e Benjamin Constant, prosseguiu por longo tempo e representou o conflito pela definição do novo regime.
II - O levante armado republicano pôs fim às simpatias pela monarquia, utilizando-se do apoio popular para impedir reações da família imperial.
III - A investida do Estado na regulamentação do cotidiano das pessoas foi uma das motivações para as sublevações populares, como a revolta contra a vacinação obrigatória, em 1904, na cidade do Rio de Janeiro.
IV - O chamado jacobinismo florianista caracterizou-se pelo resgate da influência lusitana e pela postura antinacional de seus seguidores.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

* PARA PENSAR E FAZER: Os seguidores de Antonio Conselheiro e do beato José Maria eram, em sua grande maioria, trabalhadores rurais. Expulsos se suas terras por vários motivos, como seca e apropriação das propriedades por grandes empresas, ficavam sem meios para garantir o seu sustento e o de sua família.

4- Faça uma pesquisa para saber qual a situação da terra hoje no Brasil. Para isso, siga o seguinte roteiro:
Como a terra está distribuída hoje no Brasil?
Quais as condições de vida dos trabalhadores rurais?
Existe algum programa para garantir a posse da terra para agricultores pobres?
Ele é eficiente?
Os trabalhadores rurais têm alguma organização para lutar pelos seus direitos Como?

5- "A reforma financeira de Rui Barbosa, não teve o sucesso esperado." Justifique a afirmativa.

6- A Constituição de 1824, a primeira do Brasil, foi OUTORGADA e a Constituição de 1891, a primeira republicana, foi PROMULGADA. Dê o significado das expressões destacadas.

7- "O bandido social é, em geral, membro de uma sociedade rural e, por razões várias, encarado como proscrito ou criminoso pelo Estado e pelos grandes proprietários. Apesar disso, continua a fazer parte da sociedade camponesa de que é originário e é considerado herói por sua gente, seja ele um justiceiro, um vingador, ou alguém que rouba dos ricos."
(Carlos Alberto Dória, SAGA. A GRANDE HISTÓRIA DO BRASIL) Utilizando a definição anterior, explique o movimento do cangaço brasileiro.

8- "Entendi que não era lícito assistir indiferentemente a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a ruína da República. Dirigi-me para este fim aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a força política deste regime.
(...) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados." (Campos Sales: DA PROPAGANDA À REPÚBLICA)
a) A partir do texto acima, explique o fenômeno político denominado "Política dos Governadores" e relacione algumas de suas conseqüências para a República Velha.
b) Explique com suas palavras o que foi a "política do Café com Leite".

9- Durante a República Velha, os "tenentes" apresentavam-se como salvadores, propondo solução para velhos problemas como a inflação, a alta do custo de vida, o "voto de cabresto", a corrupção e outros. Esclareça o que foi o "tenentismo" e assinale sua importância histórica.

10- Em 1929, o mundo foi abalado por uma profunda crise econômica e o Brasil sofreu diretamente os seus efeitos.
a) Cite duas características dessa crise na economia mundial.
b) Quais foram as conseqüências dessa crise econômica para a agricultura e indústria brasileiras?