PROFESSORA MARIA JULIA

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Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Revoluções na America e na Europa

Revoluções na America e na Europa
De repente, a História pisou fundo no acelerador. Em poucas décadas, o mundo dos europeus virou de cabeça para baixo. Os povos se mobilizaram para exigir direitos e colocaram abaixo o absolutismo, os privilégios da nobreza, o domínio colonial das metrópoles...”

Sobre o Iluminismo:
1- O pensamento iluminista do século XVIII tem na ENCICLOPÉDIA, dirigida por Diderot e d'Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que reúne a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os princípios da razão para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionário.
a) Qual a característica principal do pensamento das luzes?
b) O que significa afirmar que esses pensadores usavam em suas críticas sociais os princípios da razão?
c) Contra quais valores da época se dirigiam as críticas dos pensadores iluministas?

2-Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:
I - Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.
IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.

3- O liberalismo econômico, que incorporou a máxima "deixai fazer, deixai passar", criada em meados do século XVIII, objetivava romper com as práticas tradicionais do mercantilismo.
a) Aponte duas características do liberalismo que o diferenciavam do mercantilismo.
b) Explique como o liberalismo econômico contribuiu para o fim do sistema colonial.

4-O Despotismo Esclarecido marcou a atuação de alguns monarcas europeus no século XVIII, promovendo o progresso de seus povos. A fórmula política associava:
a) feudalismo - filosofia iluminista.
b) absolutismo real - filosofia iluminista.
c) absolutismo real - democracia.
d) democracia - socialismo.
e) absolutismo real - feudalismo. Sobre a Independência dos EUA:

5- As transformações na Europa Ocidental do Século XVIII produziram e propagaram novas idéias econômicas, sociais, políticas e culturais. Esse contexto serviu de pano de fundo para a crise do antigo sistema colonial. O processo de libertação das Treze Colônias Inglesas repercutiu como sopro revolucionário. E, no decurso da desagregação do Império Espanhol na América, os criollos rebelaram-se contra:
a) as rivalidades franco-inglesas.
b) a ideologia nacionalista assumida pela burguesia européia.
c) o liberalismo econômico.
d) a igualdade de todos perante a lei.
e) as restrições mercantilistas.

6- As treze colônias assinaladas no mapa travaram uma guerra por sua independência, que foi deflagrada após certas determinações tomadas pela Inglaterra, dentre as quais pode-se citar:
a) o estabelecimento do monopólio comercial da Inglaterra, que até então permitira o livre comércio.
b) a implantação de leis que impunham taxas e restrições à comercialização dos produtos coloniais.
c) a abolição da escravidão nas colônias do norte, a fim de assegurar o aumento do mercado consumidor.
d) a proibição de comércio com as colônias inglesas do sul, produtoras de tabaco e algodão. e) a extinção da Companhia das Índias Orientais, como forma de combater o contrabando.

7- A colonização inglesa na América foi marcada por sensíveis diferenças entre o norte e o sul. Caracterize essas diferenças no que se refere ao trabalho compulsório e aos aspectos econômicos.

8- A colonização portuguesa do Brasil e a colonização inglesa do norte e do centro da América do Norte, assim como os seus respectivos movimentos de Independência política, distinguiram-se em inúmeros aspectos.
a) Que designação é utilizada para um e outro processo colonizador, o português e o inglês?
b) Explicite as condições históricas nas quais ocorreram a Independência das Colônias Inglesas, em 1776, e a do Brasil, em 1822. 9- "Consideramos evidentes as seguintes verdades: que todos os homens foram criados iguais; que receberam de seu Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida, à liberdade e à busca da felicidade." (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, 2 de julho de 1776.)

Esta passagem denota:
a) o desejo do Congresso Continental de delegados das Treze Colônias no sentido de empreender reformas profundas na sociedade do novo país.
b) a utilização de categorias do Direito Natural Racional, no contexto das idéias do Iluminismo.
c) que o Congresso Continental, apesar de rebelde à lnglaterra, permanecia fiel ao ideário do absolutismo, pois deste emanavam os ideais que defendia.
d) influência das reformas empreendidas no século XVIII pelos chamados "déspotas esclarecidos" da Europa.
e) que os delegados das Treze Colônias tinham uma concepção ingênua e equivocada das sociedades humanas. Sobre a Revolução Francesa:

10- Observe os detalhes da caricatura. (Leonel ltaussu A. Mello e Luís César Amad Costa. "História moderna e contemporânea". São Paulo: Scipione, 1994. p. 360) A caricatura retrata o jogo das relações entre os três estados que existiam na França antes da Revolução de 1789.
a) Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?
b) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?
c) Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?.

11- "A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental, desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra Mundial". Do texto anterior, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII. Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual
a) a burguesia girondina reassumiu o poder, retomando o controle da Revolução.
b) Napoleão Bonaparte assumiu o poder, na condição de Primeiro Cônsul.
c) se instalou a Ditadura Montanhesa, sob a liderança de Robespierre.
d) se instalou o Regime do Terror, com a aprovação da Lei dos Suspeitos.
e) foi proclamada a República, após a vitória salvadora de Valmy.

12- As grandes revoluções burguesas, a revolução industrial e a francesa abalaram estruturas sociais seculares e acenaram com possibilidades de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Declaração Universal dos Diretos do Homem evidencia essa perspectiva otimista e a prevalência das idéias iluministas. Essa Declaração:
( ) defendia a igualdade de todos perante a lei, contrariando as práticas jurídicas da sociedade feudal.
( ) mantinha a ordem jurídica dos tempos do feudalismo; contestava apenas alguns dos seus princípios básicos.
( ) apesar de certos limites, estabelecia a afirmação de princípios que garantiam mudanças sociais importantes.
( ) evidencia a vitória que a burguesia obteve com a revolução industrial e a revolução francesa. ( ) assegurava o respeito pela propriedade privada, garantindo sua legitimidade jurídica.

13- Quais das afirmativas abaixo apresentam, de modo correto, acontecimentos da Revolução Francesa nos quais os diversos grupos sociais e políticos implementaram ações que transformaram a sociedade da época?
I - Instalada a Assembléia Nacional (1789), os constituintes se apressaram em formular a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Grupos camponeses promoveram invasões e saques em propriedades rurais, influenciando a decisão da Assembléia Nacional de abolir os direitos feudais.
III - Durante a Convenção (1792-1794), houve a implantação da República e a adoção do sufrágio universal.
IV - O governo de Napoleão Bonaparte decretou o Código Civil, que incorporou na legislação francesa os princípios liberais burgueses.

14- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789.
Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. "Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis", dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que "somente no terreno da utilidade comum". A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que "todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis"; mas "tanto pessoalmente como através de seus representantes". E a assembléia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembléia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis. (Eric Hobsbawm.)
a) Qual o contexto histórico que produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e, segundo o autor, qual a classe social beneficiada por ela?
b) Qual a principal idéia que o autor defende no texto? Fonte: Nilse W. Ostermann e Iole C. Kunze. "Às armas cidadãos! A França revolucionária" (1789-1799). São Paulo, Atual, 1995, p. 68.

15- O cartaz acima circulou na França durante momentos de radicalização do processo revolucionário (1792-1794). Era acompanhado pela seguinte legenda: "Matéria de reflexão para os charlatões coroados: que um sangue impuro regue os nossos campos". Os valores e idéias defendidos nesse cartaz podem ser associados às concepções apresentadas nas alternativas abaixo, À EXCEÇÃO DE:
a) Reconhecimento do princípio da igualdade entre os cidadãos.
b) Crítica aos privilégios da nobreza e do clero.
c) Defesa do ideal de soberania popular.
d) Valorização do direito divino dos reis.
e) Defesa da perseguição aos contra-revolucionários
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